terça-feira, 8 de dezembro de 2009

SÃO GONÇALO DOS CAMPOS
PRODUÇÃO FUMAGEIRA ESTÁ EM VIAS DE EXTINÇÃO


O fumo já foi a principal fonte de renda em São Gonçalo dos Campos. Hoje, é quase inexistente na cidade. Essa monocultura, o cultivo do fumo, que já chegou a gerar milhares de empregos, encontra-se quase extinta. Com a sua decadência, todos os empregos foram extintos deixando para trás muitas famílias desamparadas.
Os vestígios do abandono dessa produçâo é muito grande, como é o caso dos antigos armazéns onde se hospedavam centenas de trabalhadores e que estão abandonados, oferecendo sérios riscos à população com risco de desabamento.Mesmo com muitas dificuldades, ainda existem pequenos produtores que insistem na produção fumageira. É o caso de Gonçalo Lagos, 70 anos, que planta muito pouco, só para não perder a tradição do plantio. Segundo ele, um dos motivos que levou a maioria dos produtores a deixar de plantar foi a desvalorização do produto no mercado.
Hoje é fácil encontrar pessoas que mudaram de vida através da produção do tabaco, produto que já serviu até como moeda de troca no mercado. Segundo alguns produtores, na época áurea do plantio, quem tinha boas plantações de fumo, tinha crédito até para tomar dinheiro na mão dos donos dos armazéns e de "atravessadores", ou até mesmo, trocar o produto por algum tipo de mercadoria que estivesse faltando em casa.
Pequenas industrias ainda resistem às fortes campanhas, feitas pelo Ministério da Saúde, contra o uso do tabaco. Segundo Gilson Cazumbá, gerente da empresa Tabarama, que trabalha com a manipulação do fumo, "as autoridades deveriam ver o quanto o fumo emprega aqui em São Gonçalo dos Campos". Ele lamenta por esses empregos terem que ser extintos até 2016, por força de medidas tomadas pela Organização Mundial da Saúde,(OMS). Perguntado sobre o armazèm que fica situado no centro da cidade, disse servir de depósito para a empresa, que está tentando negociá-lo com uma outra do ramo de embalagens. Ele espera que esse quadro de declínio da produção fumageira seja revertido o mais rápido possível, porque o fumo ainda emprega muitas famílias.



MEDIDAS DA ANVISA



Junto com OMS, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, está tomando medidas para extinguir de uma vez por todas, com o plantio de fumo no Brasil e no mundo, até 2016. Através de pesquisas, eles mostram que o fumo vem sendo um grande causador de mortes no planeta.
Mas, segundo a Anvisa, esta medida não vai prejudicar os produtores de fumo no Brasil. Eles pretendem substituir esta monocultura do tabaco pela da mandioca. O gerente da Tabarama afirma que pretendem abrir linhas de créditos, a juros baixos, para os produtores que trocarem de monocultura. "Quem garante que a mudança na produção vai dar um lucro rentável, igual ao que o fumo dá hoje"?, pergunta Cazumbá. E, sem falar dos altos investimentos que as empresas fizeram a longo prazo em todo país, isso faz com que se instale um clima de instabilidade nas poucas indústrias da região. Cogita-se que esta medida, tomada pelos órgãos competentes, será um divisor de águas na agricultura do Recôncavo Baiano. Principalmente nos municípios de Cruz das Almas, Cabaceiras do Paraguaçu, Muritiba e Governador Mangabeira, que são os maiores produtores de fumo da Bahia e dos maiores do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário