quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

ENCANTOS E BELEZAS

A fonte da gameleira que fica localizada no centro desta cidade, consegue guardar mesmo depois de muitos anos de existência, toda uma beleza e encanto.
Quem ver, não sabe do poder medicinal de suas águas, e também nem imagina as doenças de pele, que ela já curou. Admirada também por suas águas límpidas, ali já foi palco de muitos milagres e festejos.
Mesmo com suas águas condenadas por técnicos da vigilância sanitária, ali é o principal destino das “baianas” na lavagem, nos festejos das festas de São Gonçalo. O cortejo desce com uma multidão de pessoas, em direção á fonte da Gameleira, para encher seus potes de água, e depois banhar os foliôes. Segundo as baianas as águas da fonte misturada com a alfazema, serve para tirar todo e qualquer mal olhado
Segundo populares que moram nas proximidades da fonte, dizem que suas águas estão hoje poluídas, por conta do grande número de fossas, que foram construídas nas suas
proximidades. Eles lamentam profundamente, porque segundo eles, a água da fonte servia para todas as necessidades domésticas, ela já chegou até ser vendida como água mineral. Aqui fica um apelo a quem de direito, para ver o que pode ser feito, para revitalizar esta fonte tão singular e importante na vida do povo sãogonçalense.






Rogério Lacerda

Nenhum comentário:

Postar um comentário