sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

População lamenta o término do Festival de Inverno

Não se sabe qual o interesse de um governo municipal em terminar com um evento que engrandecia a cultura local. Para quem curtiu as programações nas noites frias do festival de inverno, só restam lembranças e saudades. Evento que acontecia no mês de julho de cada ano especialmente na data do aniversário da cidade, conseguia trazer para a praça da matriz milhares de pessoas, inclusive idosos e crianças que são pessoas que não freqüentam festa com periodicidade.
O poder público alega que o evento foi extinto por falta de recursos, mas segundo populares ele continua investindo em outros eventos e só este que foi extinto. O Festival de Inverno com sua grandiosidade atraia pessoas de diversos municípios como; Feira de Santana, Conceição da Feira, Cachoeira e Salvador. Pelo evento já passaram nomes como; Geraldo Azevedo, Belchior, Canindé, Xangai, Cescé, Hugo Luna, Ana Lú, Caras e Coroas e tantos outros. Faziam parte do evento também apresentações de grupos teatrais, danças, Filarmônicas e os demais projetos culturais do município de São Gonçalo.
A população alega que o prefeito atual só extinguiu o evento porque foi idealizado pelo ex José Carlos de Lacerda, qual ele diz abertamente ser seu rival político. Más quem acaba pagando o preço é sempre a população, que perdeu um evento de grande porte cultural, já que o município é bastante carente nesta área.
Para Marcos Mascarenhas o evento era a única forma e momento em que os são – gonçalense desfrutavam um pouco de cultura no município, a necessidade do ser humano em consumir cultura vem desde os tempos primórdis, então se formos analisar hoje o homem retrocedeu bastante neste quesito. Vale ressaltar que era uma ótima vitrine para os artistas local mostrarem seus trabalhos, já que dificuldade para cantores anônimos conseguir espaço no mercado musical é muito grande, então era a real chance deles se apresentarem.
Eventos como estes são muito poucos na Bahia, porque depende investimento, organização e uma logística adequada para comportar o evento. A cidade já tem uma arquitetura que favorece, em estilos colonial, que ajuda até na escolha de temáticas para os festivais. A filarmônica centenária Lira São gonçalense era sempre quem fazia abertura abrilhantando e abrindo caminho para os grupos que vinham se apresentar posteriormente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário