quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

REGGAE É MUSIC

Ritmo envolvente que surgiu na Jamaica e que conquistou todo o mundo, o “reggae music”, consegue sobreviver, em meios aos ritmos eletrônicos e outras vertentes musicais. País que tem suas origens voltadas para África, a Jamaica consegue ser o berço deste estilo musical tão apreciado pelo mundo. Por lá já se destacaram diversos artistas como: Bob Marley, Jimmy Cliff, Alfa Blond, Gregory Isacs, dentre outros.
O reggae, estilo musical marginalizado pela sociedade e pelas elites, ele consegue transmitir uma paz interior, e também unir povos de uma forma muito singular. Por ser uma música do gueto ele consegue transmitir uma mensagem de amor e esperança aos quatro cantos do mundo, sem distinção de raça e cor. Até porque a proposta do reggae é esta, levar a música para todos os povos do planeta.
No Brasil, destacamos o maior regueiro de todos os tempos, que é o cantor e compositor, Edson Gomes, conhecido e querido em todo país, ele tem uma careira que é digna de aplausos. Com mais de dez discos gravados e mais de cem músicas na boca do povo, ele consegue arrastar multidões. Mesmo com toda perseguição dos “poderosos do sistema, ele vai trilhando seu caminho e tocando sua carreira em frente. É como ele fala em uma das suas músicas,” mesmo que o rádio não toque, mesmo que a tv não mostre, aqui vamos nós cantando reggae aleluia Jah”.Com passagem inclusive por São Gonçalo dos Campos, na década de noventa, hoje o regueiro, mesmo com a idade um pouco avançada, ele vem sendo o porta voz,dos marginalizados e esquecidos deste país, contra esse sistema “vampiro”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário